Depois de vários meses de tréguas, uma semana de confrontos, entre militares e rebeldes independentistas do Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC), saldou-se em três soldados mortos do lado das forças governamentais, e um número indeterminado de baixas do lado dos rebeldes.
Segundo o jornal diário ‘L’Observateur’, citado pela agência Lusa, o Exército senegalês lançou uma operação para desmantelar as bases do MFDC no extremo sudoeste do país, onde o movimento tem os principais bastiões.
O governo responsabiliza o grupo por uma série de ataques recentes contra objectivos militares e civis na região meridional senegalesa. O MFDC defende a independência da região de Casamança, no sul do país.
O recrudescimento da violência já originou apelos de vários sectores para que o governo e o MFDC iniciem negociações de paz, para acabar definitivamente com quase 30 anos de violência.
Recorde-se que em Dezembro de 2004, o governo e o MFDC assinaram um acordo de cessar-fogo, a que se seguiria um acordo de paz definitivo que nunca se concretizou.
Marcos diz : GUERRA RUMORES DE GUERRA , GRUPOS ARMADOS ESPALHADO NO MUNDO INTEIRO ESTA E LUTA DAQUELES QUE NAO SABEM DIALOGAR PAZ
0 comentários:
Postar um comentário